• Elite Curiosa no Facebook!
  • Elite Curiosa no Google+
  • Siga-nos no Twitter
  • Acompanhe o nosso Feed
  • #
quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Pesquisadores estão gastando U$ 1 Bilhão com escavações até o Manto da Terra

10 comentários

Geólogos vão tentar lhe dizer que é mais fácil explorar a Lua e Marte do que o manto da Terra. De fato isso é verdade, mas em um certo ponto não sabemos muita coisa do que está acontecendo debaixo dos nossos pés. Para descobrir, uma equipe internacional quer perfurar o manto da Terra, 3,7 quilômetros abaixo do mar.

O manto, para aqueles que não prestaram atenção na aula de geografia, é a região da Terra que está abaixo da crosta (onde você está agora) e acima do núcleo. A crosta, então, é o pouco que nos impede de chegar ao manto, e em alguns lugares pode ter de 32 a 48 quilômetros de espessura. Sob o oceano, porém, é onde a crosta é criada, por isso tem apenas cerca de três quilômetros de espessura, e com isso fica muito mais fácil de passar.

Uma equipe internacional de pesquisadores planejam fazer um buraco no fundo do mar e:
a) Ver se toda a água vai escorrer
b) Coletar a primeira amostra fresca de material do manto da Terra, o que é muito importante para estudos.


O propósito é construir um navio de perfuração igual ao da foto acima, que deverá fazer um buraco de 30cm de largura por quase quatro quilômetros de rocha. Todo o processo é descrito pelos investigadores como "o equivalente a uma cadeia pendente de aço da espessura de um cabelo humano no fundo de uma piscina. 

A brincadeirinha vai custar um bilhão de dólares, e a maior parte do financiamento não foi assegurada ainda, mas se tudo der certo, podemos esperar que as primeiras amostras do manto vão aparecer por volta de 2020.

Vale a pena ressaltar que o detentor do recorde atual para o mais profundo buraco na Terra vai para o Poço Superprofundo de Kola  na Rússia, que chegou a 12,23 km abaixo da superfície em 1989.O mesmo não foi profundo o suficiente para chegar ao manto, uma vez que a crosta continental é muito mais espessa do que a crosta oceânica. O poço de Kola era então, e ainda é, o ponto mais profundo acessível na Terra.

Fonte: 
CNN , Slashdot via Dvice

Ainda não curtiu? Então Curta e fique ligado nas novidades!
E não deixe de conferir o nosso novo site, Theta Dicas


Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Bem interessante mas não vejo muita utilidade nisso pelo menos é o tipo de coisa que sei que não vai muar minha vida ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as tecnologias que nos cercam vieram de pesquisas e estudos científicos. haaaa!! o pré-sal não vai mudar em nada o Brasil.... a internet também não tem muita utilidade e também o telefone.... etc....
      é... acho que é perda de tempo mesmo desses loucos. rsrs

      Excluir
  2. Pra que tanto trabalho para coletar amostras do manto, não seria mais fácil ir até o vulcão ativo mais proximo?
    Lá o mando esta exposto o tempo todo.
    Pramim são um bando de imbecis esses cientistas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo, por favor, a lava que saem os vulcões não tem expressividade para mostrar o que acontece no manto da Terra. O magma que entra em contato com a superfície vem de camada mais "exteriores", como a descontinuidade de Moho, que é um limite entre litosfera e manto. Conhecer mais internamente a Terra, além de incrível, trará novas informações para previsão de terremotos, por exemplo.

      Excluir
    2. Eu diria que umas das aplicações mais óbvias é entender melhor a formação de crosta oceânica nas bordas de placas tectônicas, os recicladores da natureza. E assim, num futuro próximo, poder explorar as riquezas minerais nos fundo dos oceanos com mais eficiência.

      Outro objetivo seria explicar de forma mais real o movimento das placas tectônicas sobre o manto, entendendo melhor a convecção que existe nele, já que tudo hoje é feito através de forma indireta com ajuda dos terremotos. Ter uma amostra em mãos é muito melhor, "uma imagem vale mais que mil palavras". Enfim, infinitas possibilidades.

      Esse dinheiro não está sendo jogado fora, muito pelo contrário.

      Excluir
    3. é nao esta nao mais fala isso pros trabalhadores que perderam seus empregos por causa da crise economica
      dis assim: tam envestindo 1 bilhao para faze um buraco de minhoca na terra nada de mais mais vai trazer muitas coisas boas e ajuda a nos intende o nosso planeta, e quanto ao seu emprego nada podemos fazer pra população que banca nosso pais

      :/ o que adianta busca resposta se ninguem que saber so que não passa fome paga suas contas e ser rico um dia
      ;/;/;/;/

      Excluir
  3. E inteligente é tu que ta comentando um topico com críticas super construtivas e baseadas em muitas horas de estudo, certo?
    kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Depois que furar a bola, quero ver remendar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velho eu ia escrever um copmentario enorme, pois gosto muito dessa area, mas depois de ler o seu eu desisti! RI MTO VELHO!!

      Excluir
  5. eu fico pensando, se for cavando sem parar, será que pode chegar na china? já que o globo terrestre é redondo, se furar pode chegar do outro lado

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas