• Elite Curiosa no Facebook!
  • Elite Curiosa no Google+
  • Siga-nos no Twitter
  • Acompanhe o nosso Feed
  • #
domingo, 23 de dezembro de 2012

No futuro, as equipes de emergência médica vão chegar até os pacientes em 60 segundos voando em jatos VTOL

1 comentários
Image Credit: Daniel Dobrogorsky

O designer Daniel Dobrogorsky prevê um futuro em que não importa onde você está ou a escala da emergência, as equipes médicas poderão chegar ao seu local em 60 segundos. Como? Voando com um jato VTOL monolugar onde o nariz se abre para servir de maca. Ele chama este veículo de salva-vidas Skyway.

Quando um paciente sofre uma lesão ou condição médica, o Skyway é usado para transportar o seu piloto treinado / paramédico até o local do paciente. Uma vez no local, o paramédico pode tratar, estabilizar e colocar o paciente na maca, em seguida, transportá-lo para um hospital para cuidados adicionais.

Atualmente, as aeronaves e helicópteros estão restritos a grandes zonas de pouso alocados e pistas. Os helicópteros são capazes de pousar e decolar na vertical, no entanto, o risco de colisões pelo rotor os impedem de pousar perto de obstáculos.

O maior benefício de um serviço como o Skyway  é que poderão ser respondidas chamadas de emergência em minutos em vez de horas. Quando uma ambulância é chamada, é geralmente uma questão de vida ou morte, o que também significa minutos e não horas.

O Skyway é projetado com a segurança em mente. Por exemplo, não há hélices expostas, apenas as traseiras, já que as mesmas não precisam de movimento para pousos e decolagens da aeronave. O piloto, que também deve ser um paramédico será capaz de armazenar ferramentas para o trabalho em terra, ou pode apenas transportar rapidamente o paciente de volta para o hospital, se as coisas são mais graves.

Parada cardíaca súbita (SCA) é um dos fatores que mais causam chamadas de emergência. 33.000 pessoas na Austrália e 300 mil nos EUA morrem a cada ano por causa da demora até o paciente receber a desfibrilação. Se a desfibrilação for acionada à mais de 10 minutos, a sobrevivência do paciente cai para menos de 5%. Muitas vítimas também morrem de lesões traumáticas e condições que requerem tratamento intensivo de cuidados imediatos.

Disponibilidade, gestão de paramédicos, ambulâncias e recursos também contribuem para o desempenho da resposta. Se uma aeronave com solução versátil existisse, poderiam ser respondidas emergências médicas de forma rápida e consistente, e se for de baixo custo, poderia ser implementado como uma frota ou para reforçar as redes existentes - uma quantidade considerável de vidas poderiam ser salvas. Skyway e seu sistema de uso é projetado para responder a qualquer emergência médica dentro de 60 segundos. Isso permitiria que 95% das vítimas de SCA pudessem ser salvas.


Você pode ver mais do Skyway na galeria e no vídeo logo abaixo.

*Clique nas imagens para ampliar*







Adaptado de: Dvice via Daniel Dobrogorsky




Ainda não curtiu? Então Curta, pois além de ficar ligado nas novidades você estará ajudando o Elite Curiosa!




Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Uma ótima proposta!
    Estou sempre seguindo o seu blog, continue assim, trazendo boas informações.

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas